Tradutor

Um belo trio de tintos da Puglia


O mapa da Itália é conhecido por apresentar um formato semelhante ao de uma bota. A região da Puglia, no Sul do país, fica localizada exatamente onde seria o salto dessa bota. É de lá que vêm dois lançamentos da Importadora Trinacria: o Aglianico e o Primitivo da vinícola Massimo Leone, comercializados pela cooperativa Legnaia. Eles juntam-se ao Nero di Troia do mesmo produtor, já conhecido e querido pelos nossos consumidores.

O Orme Aglianico, feito com a variedade Aglianico, traz aromas florais e de ameixa, com toques de especiarias doces, como canela. Seu paladar é equilibrado e bem estruturado, com taninos doces e macios, boa acidez e final prolongado. Combina com pratos com molho de carne e carnes de caça.

Já o Orme Primitivo é elaborado com uvas da variedade Primitivo. Seu aroma expressa notas frutas vermelhas maduras, como morango, e de especiarias, tal como canela. O paladar traz taninos doces e macios. O sabor mostra novamente as características do nariz, junto com um toque de café. Harmoniza com pratos de molhos escuros e à base de carne, queijos curados e carnes de caça.

Para completar o trio, o Orme Nero di Troia, que tem em sua composição uvas da variedade Nero di Troia, exibe aromas elegantes com toques de groselha, amora e violetas. Possui taninos adocicados, notas de especiarias e final longo. Acompanha muito bem assados e carnes grelhadas.

Instagram