Tradutor

10 de julho é o Dia Internacional da Pizza. Que tal comemorar?


No dia 10 de julho é comemorado o Dia Internacional da Pizza. O prato, que ganhou popularidade através das mãos italianas, nasceu há cerca de cinco mil anos, quando os babilônios, hebreus e egípcios usavam fornos rústicos para assar uma massa de trigo e amido, precursora da nossa receita atual.

Com a difusão da pizza pelos italianos, que adotaram a massa como um dos principais símbolos de sua gastronomia, o prato se tornou um dos mais queridos e populares do planeta. Na modernidade, os hábitos de consumo da pizza mudaram e a receita foi sendo adaptada. A massa ganhou coberturas com ingredientes diversos, tendo o queijo e o molho de tomate como a sua principal base.

Por ser um prato simples e fácil de comer (os americanos, por exemplo, costumam comer com as mãos), a pizza também passou a ser acompanhada por bebidas mais simples, sinônimo de fast food, como os refrigerantes. Porém, existe uma combinação perfeita para os mais diversos tipos de pizza. Trata-se de uma bebida igualmente milenar: o vinho!

A seguir daremos algumas orientações de como é fácil harmonizar esses dois elementos, o que pode resultar num casamento simples e saboroso.

No geral, os vinhos tintos italianos possuem características marcantes que permitem o acompanhamento da pizza em suas diferentes versões. A grande dica é a seguinte: prefira os vinhos simples e jovens, que são descomplicados como a pizza. Não vale a pena abrir um vinho mais caro ou de guarda para acompanhar o prato.

Confira nossas sugestões de harmonização:

MARGHERITA

Por ser mais leve, com ingredientes simples, como mozzarella, tomate e manjericão, esta pizza combina com um tinto fresco e frutado como os seguintes rótulos:

Poggio Capponi Chianti DOCG
Torsellino del Poggio IGT
Le Corbinie Chianti DOCG 2014
Sangiovese Superiore di Romagna
Luigi Rasore Barbera D’Asti 
Torrato Terre Siciliane IGT Nero d’Avola

CALABRESA

Para acompanhar o seu sabor forte e picante, o indicado é um tinto mais estruturado, de taninos firmes, porém com boa acidez. Toques de especiarias na bebida combinam bem com a pizza. Sugestões:

Orme Aglianico Rosso Puglia IGP
Cantina Rasore Barbera D’Alba DOC
Torrato Puglia Negroamaro IGT
Vecchia Cantina Vino Nobile di Montepulciano Riserva DOCG
Rubinoro Chianti Colli Senesi DOCG

ROMANA

Por causa do alici (espécie de peixe) presente em sua receita, esta massa pede um branco com boa acidez, levemente encorpado.  Dicas:

Torrato Roero Arneis DOCG
La Viola Cortese dell’Alto Monferrato DOC
Torrato Garganega Pinot Grigio Veneto IGT
Casalino Vernaccia di San Gimignano DOCG

NAPOLITANA

Para esta receita tradicional, que leva mozzarella, anchovas e azeitonas, vai um tinto descomplicado, com taninos leves e boa acidez, tais como:
Torsellino del Poggio IGT
Le Corbinie Chianti DOCG 2014
Le Corbinie Umbria Rosso IGT

QUATRO QUEIJOS
Experimente um branco com boa acidez para encarar a gordura dos queijos, tipo: 

Torrato Garganega Pinot Grigio Veneto IGT
Casalino Vernaccia di San Gimignano DOCG

MOZZARELLA

Para uma pizza simples, um tinto jovem e igualmente simples, com pouca ou nenhuma passagem por madeira.

Torsellino del Poggio IGT
Le Corbinie Umbria Rosso IGT
Cà Mè Forlì Rosso IGT


CAMARÃO
Pela presença do fruto do mar e ainda da gordura do queijo, que normalmente é o catupiry, aconselha-se um branco com boa acidez ou um tinto leve, também com acidez bem presente.

Torsellino del Poggio IGT
Torrato Garganega Pinot Grigio Veneto IGT
Bianco di Binto IGT

Instagram