Tradutor

A lenda do Gallo Nero



Na época medieval, as cidades italianas de Firenze e Siena lutavam pelo posicionamento da fronteira entre seus territórios. Entre elas encontrava-se uma preciosa terra chamada Chianti. Cansados das batalhas sanguinárias, decidiram terminar este empasse com uma disputa muito peculiar. Um desafio entre somente dois cavaleiros, um de cada cidade. Ao nascer do sol, quando o galo cantasse, cada cavaleiro partiria de sua respectiva cidade em direção à cidade oposta. A fronteira seria determinada no exato ponto em que eles se encontrassem.

Os seneses (cidadãos de Siena) escolheram um galo branco e o “entupiram” de comida para que ao nascer do sol ele tivesse o canto mais forte. Os fiorentinos escolheram um galo preto e não lhe deram o que comer. No dia do desafio, o galo preto fiorentino começou a cantar antes mesmo do nascer do sol, de tanta fome que sentia. Enquanto isso o galo branco senese, satisfeito de tanta comida, ainda dormia.

Assim, o cavaleiro fiorentino iniciou seu galope muito mais cedo que o cavaleiro senese . Os dois cavaleiros se encontraram há poucos quilômetros dos muros de Siena, e assim a República Fiorentina ganhou a região do Chianti.

Hoje, o vinho da região de Chianti com o selo “Gallo Nero” (Galo Preto) é denominado Chianti Classico. A marca, tutelada pelo consorsio Vino Chianti Classico, garante a sua qualidade e proveniência.

Fonte: Viva Toscana

Instagram