Tradutor

Conheça mais sobre a Nero d'Avola: a uva símbolo da Sicília


Durante séculos, a região italiana da Sicília tem sido uma referência de qualidade para o mercado mundial de vinhos. A uva nativa Nero d'Avola, em particular, é um ícone da enologia local.

Atualmente, uma nova geração de vinicultores vem dando uma nova alma aos vinhos feitos com esta uva, arrancando elogios da crítica pela elegância e versatilidade dos seus rótulos.

Os vinhos elaborados com a variedade Nero d'Avola estão entre os mais nobres do Mediterrâneo, equilibrando o frescor com a capacidade de evoluir ao longo do tempo. A gama de microclimas da Sicília se traduz em propriedades aromáticas muito diferentes para as mesmas variedades de uva crescidas a poucos quilômetros uma da outra e a adaptabilidade da Nero d'Avola a essas variações geológicas únicas - especialmente quando as videiras são cultivadas no tradicional estilo albarello (árvore pequena) - torna a uva extremamente versátil.

Os vinhos são ricos em aromas de frutas vermelhas, particularmente cerejas e morangos. Espere taninos agradáveis ​​e boa acidez para os vinhos produzidos em terrenos montanhosos e ricos em calcário. Crescido em argila e solos profundos, o Nero d'Avola será mais intenso, com aromas de cereja madura, rosas, especiarias doces, alcaçuz e cacau, com um fundo de taninos sedosos.

Em geral, harmonizam bem com embutidos, entradas, carnes grelhadas e assadas, queijos de meia cura e risoto de cogumelos.

Conheça os Nero d'Avola do nosso portfólio visitando no site a seção Sicília.

Instagram