Tradutor

Sagrantino: a uva que é uma jóia da Umbria

Sagrantino é uma variedade de uva italiana nativa da região de Umbria, no centro da Itália. É cultivada principalmente nos arredores da cidade de Montefalco.

O primeiro registro escrito dela foi no final do século 16, retratando um vinho de comunhão. Porém antes disso, Plínio, o Velho, mencionou vinhos tintos de Montefalco em seu “Naturalis Historia”, que possivelmente eram feitos com a uva Sagrantino. 

O próprio nome também é de origem incerta, possivelmente de “sagra” (festa) ou “sacristia” (vinho da comunhão).

Historicamente, o Sagrantino era usado principalmente para fazer vinhos doces passito. Desde a década de 1970, no entanto, os vinhos têm sido feitos principalmente em um estilo seco.

A uva Sagrantino tem o mais alto nível de tanino de qualquer variedade no mundo. Ela é pouquíssimo cultivada fora da Umbria, onde dá origem aos vinhos Montefalco Sagrantino DOCG e Montefalco Rosso DOC.

O Montefalco Sagrantino deve ser feito inteiramente de uvas Sagrantino e requer um envelhecimento mínimo de 37 meses antes do lançamento, 12 dos quais devem ser em barris de carvalho . Com a produção ainda relativamente limitada, o vinho não é muito conhecido fora da Itália. 

Já o Montefalco Rosso é um vinho tinto DOC com domínio de Sangiovese que requer entre 10-25% da mistura para ser Sagrantino.

A boa notícia é que você não precisa ir à Itália para tomar os vinhos feitos com a uva Sagrantino. A Importadora Trinacria traz ao Brasil dois rótulos da vinícola Bocale, que produz seus vinhos de forma artesanal e sustentável.

Clique aqui e conheça!

Instagram